segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Feira do Livro Porto Alegre 07/11/16




      "Eu fui na Feira do Livro de Porto Alegre e gostei, porque tem muitas atividades, teatro, livros muito legais e muitos títulos diferentes de muitos atores conhecidos.
Nós viajamos no mundo da literatura com as histórias muito engraçadas, outras de fixação de conhecimento profundo do nosso ser, porque ler é um exercício para nossa mente.
Como diz o autor poeta : nada de grande se faz de repente!
Nascemos cópias e morremos originais"


Cristiano



      "Fomos na Feira do Livro e vimos lá vários livros infantis, pois a outra parte estava fechada. Mas na parte infantil vi alguns livros que para mim era novidade, pensei que nem tinha, como o livro da novela Cúmplices de um Resgate.

Também nós vimos os barcos (de passeio no Guaíba), estava muito lindo e divertido."


Adriele

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Crescer Plantando

       No dia 05 de setembro de 2016, o Grupo de Literatura Viver foi até o CAPS AD para conhecer o Projeto Horta e socializar com os usuários de lá.
       Saímos do CAPS Capilé às 10:30 e retornamos por volta das 12:00, a pé, o que fez com que alguns de nós se sentissem cansados fisicamente e, outros, puderam se dar conta do quanto ainda estão em forma! Mas, no geral, a caminhadinha foi boa.
       Alguns também sentiram um certo desconforto por encontrar pessoas conhecidas na rua e estar em um grupo do CAPS. Esse desconforto é causado porque, infelizmente, muitas pessoas desinformadas ainda têm preconceito com as pessoas que se tratam no CAPS, o que causa o estigma de louco.
      Durante nossa visita, tivemos uma interação muito legal com os usuários do CAPS AD, fomos muito bem acolhidos e percebemos o quanto esse sentimento de ser acolhido nos faz responder de forma positiva.
    Gostamos muito da casa, os usuários estavam fazendo artesanato (cadeirinhas e mesinhas) com palitos de picolé e prendedores de roupa.
       Já a horta, está começando, mas já tem alguns chás e verduras plantados. A ideia é que possamos participar uma vez por mês desse projeto, plantando e colhendo chás e verduras.
       Essa visita nos presenteou com o encontro de M.E. (CAPS Capilé) e A. (Caps AD), que não se viam há muitos anos – A. brincava na infância com o filho de M.E., por quem sempre teve grande carinho, já que ele não teve família e encontrava na família de M.E. o afeto que precisava. Foi muito emocionante.
       Com essa visita, chegamos a conclusão de que a afirmação do Evangelho, de que o amor de Cristo tira a favela de dentro das pessoas, é verdadeira.

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Autonomia X Heteronomia



   Autonomia é estar de bem consigo mesmo, é não ter medo de pedir ajuda quando precisa, e saber pedir ajuda a pessoa certa. 
   Saber tomar atitudes e enfrentar os desafios da vida com coragem e determinação, não ter medo de expor seus sentimentos, ter controle da situação, dar valor ás pequenas coisas, não ter preguiça para correr atrás dos seus próprios objetivos.
   Ao contrário de Autonomia, a Heteronomia é se sujeitar á vontade de terceiros. É não expressar sua vontade livremente.


"Existe uma solução para curar a aflição, siga sempre a orientação da psicóloga de plantão." Marcos


segunda-feira, 9 de maio de 2016

Pensamentos Viver / Programação da Semana Antimanicomial São Leopoldo-2016

Pensamentos Viver / Programação da Semana Antimanicomial São Leopoldo-2016

"A mente humana é como um paraquedas, funciona melhor aberta!"

"A vida é uma combinação de magia e espaguete."

"O homem é medida de todas as coisas."

"O português é uma língua muito difícil, tanto, que a calça é coisa que se bota, e a bota é uma coisa que se calça."

"Todos nós nascemos originais, e morremos cópias".

"Que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente, então tua confiança se tornará forte na presença de Deus."

"O estudo do comportamento não muda tanto o comportamento, como o estudo e aplicação das escrituras."

"O óbvio só é óbvio para a mente preparada!"




segunda-feira, 2 de maio de 2016

2ª Caminhada da Loucura de São Leopoldo


2ª Caminhada da Loucura de São Leopoldo.

Data: 18 de Maio
Horário: 9:00 na Praça do Imigrante
(Em frente a Câmera de Vereadores, seguindo pela Rua Independência, até o CAPS Capilé, ao lado do triângulo)


- O dia 18 de maio se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.


VEM COM A GENTE NESTA MANIFESTAÇÃO DE AMOR E RESPEITO!




segunda-feira, 14 de março de 2016

Sentimentos


           Na atividade do Grupo Viver, cada participante escreveu como entende os sentimentos:




                O sentimento é bom, quando a gente é calmo com as pessoas que são queridas e que amamos e quando estamos bem com nós mesmos.O sentimento para mim é quando estamos em paz com o mundo, com as pessoas da nossa casa, com o meio ambiente, com a natureza, com paz de espírito com Deus, nosso Pai maior, onde encontramos respostas para várias coisas e problemas em nossas vidas. Cristiano.



        Sentimento é tudo que nossa alma sente: amor, ódio, rancor, medo e etc. Todos nós temos um sentimento dentro de nós, ou seja, um sentimento bom ou ruim. Adriele.



             O sentimento em relação ao que é justo e pratica a justiça é puro e muito favorável. Amar o amigo sempre é esperar no que é único em nossa confiança segura. Boa vontade e promessa de ordenar um caminho melhor, mais excelente ao poder recebido. Alegria necessária do amor de Deus para conosco. Ajuda a propor o que é justo para obedecer na vida com paz e prosperidade. Abençoe a família. Renato.


              Eu gostaria muito de acreditar mais nas pessoas, de poder confiar mais, eu gostaria de poder ter mais oportunidades para falar sobre meus anseios e sentimentos. Como não estou tendo estas oportunidades fico sem nenhum tipo de sentimento, principalmente amor e compaixão. Um dos sentimentos que nós todos deveríamos ter é gratidão, mas, nos dias de hoje não se encontra gratidão, como a família é a base de tudo, a gente espera dela o amor fraterno, mas mesmo assim está difícil. Obrigada. Maria Luísa.


        O sentimento do amor é uma coisa boa. O amor é tudo de bom quando a gente ama, é uma maravilha, tudo fica diferente.
O medo é muito ruim, a pessoa fica apavorada em ter medo de atravessar a rua, fica em pânico.
Tristeza eu tenho por conta de ter perdido minha mãe e meu irmão Paulo, tenho saudades deles e do meu amor Julinho. Maria Ernestina.

Maria Janete- Sentimentos