sexta-feira, 6 de abril de 2018

Documentário "Retratos do Cotidiano da Saúde Mental Brasileira":



O grupo Viver tem sua história...
Surgiu como um grupo de literatura mas ampliou-se para outros modos de arte há cerca de 2 anos. Ao discutir sobre Cinema, surgiu a ideia de produzir este documentário após assistir ao documentário "O Holocausto Brasileiro", que mostra como acontecia o tratamento da loucura nos manicômios. O documentário "Retratos do Cotidiano da Saúde Mental Brasileira" busca traçar um paralelo entre o passado e o presente, refletindo se as mudanças preconizadas pelo movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira se efetivam no cotidiano dos serviços substitutivos aos manicômios. O principal objetivo é desmistificar o preconceito que existe na sociedade, e até nas famílias, em relação aos usuários de saúde mental.

Até o momento, o documentário foi exibido e divulgado em diferentes espaços, como a Mostra de produções de curtas audiovisuais no município de Novo Hamburgo organizado pela Paranoia Produções, aula aberta para discussão dos trabalhos acadêmicos produzidos pelas residentes multiprofissionais em saúde mental, participação no encontro nacional alusivo aos 30 anos sem manicômios em Bauru, e apresentação em reunião geral das equipes dos serviços em saúde mental do município de São Leopoldo.

Mostra de Cinema de Novo Hamburgo

A experiência para mim apresentar o documentário na Mostra em Novo Hamburgo para mim foi uma coisa nova por que eu não havia participado em uma coisa grande como o Youtube onde milhões de pessoas estão nos vendo pelo mundo inteiro o nosso documentário sobre a Saúde Mental como está no Brasil antigamente e como está agora.
Cristiano Dendena


Apresentação na Unisinos

Nós apresentamos o nosso documentário na Unisinos. Para mim foi uma mistura de emoção, conquista e também um pouco de nervosismo. Lá nós também vimos outros lindos trabalhos dos outros CAPS. O que mais achei lindo foi o do CAPS AD sobre a horta. E também o do CAPS Infantil que mostra a sinceridade como a criança é, como gostam do tratamentopois brincam, fazem dinâmicas. Assim foi a apresentação lá na Unisinos nós vendo também outros trabalhos.
Adriele

Retratos do Cotidiano da Saúde Mental Brasileira

No dia 1º de dezembro de 2017, fomos pela manhã até a Unisinos, me recordo que naquele dia me atrasei para pegar o ônibus e acabei ligando para Carine Capra, ela relatou que não havia problema, pois também estavam atrasadas, chegando na estação unisinos fui informado que Carine e Adriele pegaram o trem até Sapucaia.
Aguardamos alguns instantes e pegamos o circular até a Unisinos. Já faziam mais de dez anos que eu não ia lá; eu me sinto muito bem naquele ambiente.
Nossa apresentação ficou por último, valeu a pena, vimos o trabalho de vários profissionais.
Senti que temos potencial para fazer bem mais, na entrevista final lembro que permitiram que eu fizesse uma pergunta: eu fui certeiro; "Quais são as perguntas de hoje para nossas respostas de sempre?
O lanche, de boa qualidade, estava uma maravilha.
Na despedida a coordenadora do evento deixou-nos um convite; que nós poderia usar o espaço para outras atividades como aprender línguas, etc...
Disse um antigo poeta: que louco é aquele que já perdeu tudo, menos a razão.
Esse trabalho foi muito interessante para mim, pude eternizar meus sentimentos. Só espero que tenha valor para o bem da humanidade.
São Leopoldo, 27 de janeiro de 2018.
Marcos Tadeu Moss.


União de Todos com Paz
Busca do perdão, e paz sempre presente

   Nosso andar de cuidar do nosso respeito e submissão a todos abençoados por Deus em nossa vida.
   Muitas coisas ocorrem na cidade, mas quem cuida de nós e nos salva e promete herança dos salvos na família busca a Deus em casa, honra a disciplina e corrigir com amor perdoa o caminho que temos andado retornando e buscando sensatez ou conservação do juízo como queiram entender.
    Esta transformação poderosa em nosso corpo, pretende ensinar a Benção da presença de Deus em nossas vidas, com ordenado de ordem de uma santa purificação na nossa casa e morada abençoada com justiça.
    Todos preservados até a vitória final da salvação, devemos nos guardar da corrupção do mundo e livrar nosso caminho em que andemos com sabedoria e boa vontade em nossas ações de graça e grande livramento em casa. Amém. 
    A palavra em nossa vida de concessão ao vídeo da saúde mental deve receber a paz da família. 
Renato Rambow

Nenhum comentário:

Postar um comentário